segunda-feira, 22 de março de 2010

APRESENTAÇÃO

Sempre que se inicia uma conversa sobre cinema, seja bebendo umas cervejas no bar, numa roda de amigos na hora do intervalo do expediente ou da faculdade ou mesmo pela internet através dos chats, uma velha questão sempre vem à tona: Quem são os maiores cineastas de todos os tempos?

Existem várias teorias e teses sobre quem seriam os melhores do cinema. Cada um vai dizer baseado em seu gosto pessoal, seja ele adquirido através de conhecimento cinematográfico ou de influências externas como amigos, professores de faculdade, jornalistas e críticos conceituados, etc. O fato é que o leque de opções é enorme e as discordâncias chegam na mesma proporção. Dos mais cults aos mais trash, passando pelos mais comerciais e mais desconhecidos, todo mundo tem sua lista de mestres sagrados.

Porém, mesmo todas essas opiniões divergentes vão concordar em um ponto: Todos os seus citados serão homens! Alguém já viu uma lista de melhores diretores contendo um nome sequer de uma mulher? Ok, tais listas até devem existir, mas e se compararmos com a maioria das listas das revistas de cinema, jornais e todo tipo de imprensa especializada e mesmo as mais alternativas, como fica a situação delas? Será que as mulheres não dirigiram nada tão digno de nota a ponto de não serem consideradas "mestras" ou "rainhas" do cinema?

A resposta é: Não! Existem ótimos filmes, muitos clássicos, dirigidos por mulheres. A questão é que nem todos esses filmes estão acessíveis ao grande público e, mesmo os que estão, são ofuscados por nomes de produtores (homens) ou do elenco, relegando a diretora a um segundo plano, fazendo com que o público nem saiba de sua existência. Razões por isso existem várias, desde o machismo existente no meio cinematográfico e (acreditem!) na própria imprensa até o público, que raramente se interessa em saber quem está por trás do filme que ele adorou. O fato é que as mulheres cineastas, além da batalha para realizar seus filmes, ainda enfrentam a batalha da falta de reconhecimento e da desconfiança de muitos, mesmo quando seus talentos estão comprovados artisticamente. São verdadeiras guerreiras da sétima arte!

E aí que entra esse blog: O objetivo dele é mostrar os trabalhos dessas mulheres, sempre com uma análise crítica e contextual, falando da repercussão da obra e da diretora em particular. Eventualmente postarei uma filmografia de alguma delas, mas o foco é analisar a obra por filmes. E aqui terá de tudo: de comédias a filmes de terror, passando por filmes cults, dramas, românticos , experimentais, filmes trash, filmes "de arte" e até filmes pornôs (sim, elas também estão nesse gênero). Não estranhem se depois de um filme premiado em Cannes vier um filme vencedor da "melhor cena de sexo oral" em seguida. Aqui o terreno é livre e sem restrições!

Bom, por ora, acho que está bom! Agora vou começar as resenhas, já iniciando com um perfil sobre a primeira cineasta a vencer o Oscar de direção, a estadunidense Kathryn Bigelow, isso depois de 82 edições (!!!). O curioso é que a carreira de Mrs. Bigelow é recheada de filmes considerados "de macho", mas isso é para outro post. See ya!